sábado, 23 de novembro de 2013

Entrada com bastante sabor: Camarão empanado no coco com molho agridoce

Petisco feito a 4 mãos com o homem das cavernas, para receber familiares normais que não se ligam em dieta.

Esse prato é muito comum nos Estados Unidos e deve ser consumido com moderação para não ficarmos em formato de bola.



Ingredientes:


1kg de camarão rosa médio descascado
2 limões
1 pacote de coco em flocos, sem açucar
2 xicaras de farinha de trigo
2 ovos inteiros
Pimenta do reino, cominho e sal a gosto.

Para o molho :

1 laranja
3 colheres de molho de Chipotle (especie de molho barbecue picante)


Preparo:


Deixe o camarão marinando por 2 horas no limão, com sal, pimenta do reino e cominho. Usei 1 colher de chá de sal e de pimenta, o cominho dei só uma polvilhada, pois tem o sabor muito forte.
Marinada

Quebre 2 ovos em um prato e misture ligeiramente. Em outro prato, misture 1 xicara de farinha de trigo a meio pacote de coco em flocos. Reserve uma folha de papel alumínio ou manteiga para dispor os camarões conforme os empana.

Ovos batidos

De 5 em 5, passe os camarões no ovo, depois na mistura de farinha com coco e depois, disponha em uma folha de papel alumínio ou papel manteiga. Conforme a farinha for ficando úmida, vá acrescentando mais farinha e coco.
Linha de montagem

Em uma panela média, aqueça bem cerca de 3,5cm de oleo. Quando estiver bem quente, convoque seu homem das cavernas para fritar os camarões, que devem ficar levemente dourados.


Para o molho:
Misture o molho de chipotle ao suco da laranja e ajuste o sal, se precisar. 


Sirva imediatamente com um bom vinho branco e seja feliz.


O porque das coisas:



Fritar.
Já fiz este prato assado, ao invés de frito, e os camarões ficaram borrachudos. Segundo pesquisas, o camarão tem uma espécie de tendão em sua extensão, e se expostos a alta temperatura por muito tempo, este nervo repuxa e endurece a carne. Como a fritura é um processo mais rápido, a carne continua macia.
Para quem quiser tentar a versão assada, basta dispor os camarões em uma assadeira antiaderente e pincelar azeite para dar cor. Deixar no forno até ficar dourado.

Coco em flocos.
Escolhemos o coco em flocos por efeitos decorativos (fiapinhos aparecendo). O coco ralado é muito granulado, e seu sabor é menos acentuado.

Marinada.
Frutos do mar tem afinidade de sabor especial com limão. Experimente marinar todos seus pratos que levam frutos do mar e veja como o sabor se destaca, além de dar uma pré-cozida na carne.

Opções de molho.
Nos Estados Unidos, este prato é servido com um molho que leva geleia e mel. Como não tinhamos geléias de sabor suave (como damasco ou laranja ou pimenta) em casa, optamos por inventar esse molho que atendeu muito bem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário