domingo, 1 de dezembro de 2013

MIni Pudim de Coco com calda de frutas vermelhas

Aqui em casa somos dois - uma doida por doces e outro que não liga.
Quando cozinho, procuro fazer porções pequenas que nos sirvam por apenas uma refeição, e as sobremesas são tamanho micro. Isso evita 1) repetir a comida (odeio!) e 2) que comamos mais que o necessário, no caso dos doces.

Esta foi a sobremesa de ontem - um mini pudim de coco com calda de frutas vermelhas, que dividimos (2/3 para mim, 1/3 para ele) e ninguém saiu culpado (nem redondo).

Mini Pudim de Coco com Calda de Frutas Vermelhas

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 100 ml de leite de coco 
  • o equivalente a 100ml de coco ralado
  • Calda: 1 colher de sopa cheia de geléia de frutas vermelhas

[Usei o leite de coco light, coco sem adição de açucar e a geléia 100% fruta da QueensBerry. O dulçor ficou bem suave. Se você tem o paladar mais doce, substitua metade da medida do coco ralado por açucar, e utilize uma geléia tradicional para a calda]

[Por motivos de economia de louça, usei o mesmo medidor graduado para o leite de coco e o coco ralado, por isso a notação está em equivalencia.]

Preparo:

Quebre o ovo com cuidado e retire a pelicula que envolve a gema.

Junte o leite de coco e o coco ralado. Se você gosta de pudim com furinhos, bata bem com um fouet para aerar a massa, senão misture com um garfo. 

Coloque em um recipiente pequeno (aproximadamente 10cm de diametro por 5 de altura) e leve ao microondas, na potência baixa, por 2 minutos. Deixe descansar por 30 segundos. Repita mais 2 vezes, deixando descansar por 1 minuto dentro do microondas no final (totalizando 6 minutos de coçcão e 2 minutos de descanso).

Espere esfriar e leve a geladeira até ficar bem geladinho. Desenforme em um prato e derreta a geléia por 10 segundos no microondas utilizando o mesmo recipiente [economia de louça novamente]

Espalhe por cima do pudim e sirva imediatamente.

Pudim aerado e bem geladinho, contrastando com a calda quente.

O porque das coisas:


Retirar a película que envolve a gema evita o cheiro e gosto acentuados do ovo, que ficam muito evidentes em preparações doces.

Muito tem se falado dos beneficios do coco e óleo de coco para dietas para emagrecimento, então resolvi sair do senso comum e busquei as propriedades do coco no livro "O poder medicinal dos alimentos"

A polpa madura do coco contém 32mg/ 100g de magnésio - o que ultrapassa a de todos os alimentos de origem animal. 

O magnésio contribui para a dureza dos ossos e bom estado das cartilagens que formam as articulações.

Além do magnésio, contém outros minerais importantes como o cálcio e o fósforo, que, na proporção correta como no coco, contribui para o bom estado do aparelho locomotor como um todo, ajudando no tratamento de doenças como descalcificação, artrose, osteoporose e dores osteomusculares.

A água do coco é quase tão rica em mineirais quanto a polpa, porém tem a vantagem de não conter gorduras. 1 litro de água de coco contém o equivalente a 300mg de magnésio, que é a quantidade diária recomendada para um adulto deste mineral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário