segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Escondidinho de Carne Moída com Purê de Couve-Flor

Sem lactose e sem glúten.

Desta vez é uma crucífera que vai pra panela virar purê. E esta receita não é novidade: muitas dietas para perda de peso utilizam a couve-flor como substituta das batatas, por ser pobre em carbroidratos e conter o equivalente a 1/3 das calorias em relação ao tubérculo. 

O sabor do vegetal é suave e se adapta bem a muitas preparações, mas se você não gosta, não se iluda: vai ter gosto de couve-flor SIM. Neste caso, substitua por batatas, mandioquinha ou abóbora (veja a receita no post anterior).

Escondidinho de Carne Moída com Purê de Couve Flor

Ingredientes

Para o purê:


  • 1 cabeça de couve-flor grande
  • 2 colheres de sopa bem cheias de queijo cottage sem lactose *
  • 2 colheres de sopa bem cheias de manteiga
  • 1 colher de sopa de leite de coco (opcional)**
  • Sal, azeite e salsinha a gosto.

Para o escondidinho:

  • Panceta ou bacon ou azeite
  • 500gr de patinho moído
  • 1 cebola pequena
  • 1 dente de alho
  • 150 ml de molho de tomate
  • Sal, pimenta, salsinha a gosto.
  • Queijo sem lactose e parmesão a gosto (opcional) ***

Preparo:

Lave a couve flor e separe os buquês. Retire a parte dura que envolve o caule dos buquês raspando com uma faca pequena. Nem todas as couves têm esta camada, mas é muito importante a retirada pois ela pode interferir na textura do purê.


Cozinhe-a a vapor. Usei novamente a tupperware Multipla para fazer no microondas, mas sacos para cozimento substituem muito bem. Coloquei 2 rodadas de 5 minutos com pausa de 5 entre eles.


Em sentido horário: caule com pelicula dura > buquês limpos > cozimento a vapor no microondas


Enquanto isso, frite a panceta ou o bacon até obter óleo. Se preferir, utilize somente o azeite. Junte o alho e a cebola e refogue até ficarem macios. Acrescente a carne moída e 1/2 copo de água, e cozinhe em fogo baixo até secar. 

Depois de seca, frite bem a carne até dourar e acrescente o molho de tomate. Se precisar, acrescente mais água - a carne não pode ficar muito seca pois ainda irá ao forno. Tempere a gosto. 

Após o cozimento, a couve-flor deve estar macia porém firme. Em fogo bem baixo, coloque uma panela pequena e acrescente a couve-flor, a manteiga e o queijo. Bata com o mixer até obter a textura de purê, adicionando leite de coco ou água caso fique muito duro. Tempere a gosto com sal, salsinha e azeite a gosto.

Adicione o queijo e a manteiga e bata até conseguir textura de purê


Montagem:

 Pre-aqueça o forno.

Em um pirex pequeno (o meu tem 17 largura x 27 comprimento), distribua a carne e espalhe o purê por cima. Salpique queijo sem lactose e queijo parmesão e leve ao forno até gratinar.

Escondidinho gratinado acompanhado de farofa úmida.



Notas sobre a receita:

  • * Se você não é intolerante a lactose, substitua o cottage sem lactose por cottage simples, cream cheese ou requeijão.
  • ** O leite de coco só será necessário caso o purê fique muito duro. Pode ser substituído por água.

O porque das coisas:

Os agricultores conseguem a deixar a couve-flor branquinha suprimindo o contato da luz solar. Quando isso acontece, ela pode assumir a coloração verde (devido a clorofila) ou roxa(devido a presença de antocianinas).

Contém pequenas quantidades de carboidratos, e é rica em vitamina C, cromo, zinco, manganês e selênio.

Por conter muita celulose em sua composição, a couve-flor aumenta a produção de gases intestinais em pessoas propensas, devendo ser evitada nestes casos. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário