sábado, 21 de dezembro de 2013

Pêra flambada na tequila com calda de limão

Tinha uma pêra molinha na geladeira, e pra não jogar fora criei a receita abaixo, que ficou bom demais.... Porção para 1 pessoa.

Pera flambada na tequila com molho de limão


Ingredientes


1 pêra williams madura
1 colher de chá de açúcar (usei demerara)
1 limão pequeno
100 ml de tequila

Preparo


Dilua o açúcar no suco de limão. Fatie a pêra e deixe marinando neste caldo por 10 minutos.

Despeje a pêra e o molho em uma frigideira rasa, e aguarde cozinhar um pouco. Acrescente a tequila e incline a frigideira para atrair o fogo.Depois de inflamado, controle o fogo para não queimar o alimento nem os arredores retirando a frigideira do fogo e sacudindo com cuidado.
Quando o fogo apagar, deixe caramelar mais alguns minutos e sirva.



Notas:
Pode-se usar outro tipo de pêra, ou qualquer tipo de fruta.
A calda pode ser feita com laranja ou somente água e açúcar. O sabor ácido do limão balanceou o dulçor da pêra, ficou bem equilibrado. O açúcar, no entanto, é essencial para caramelar a fruta e mantê-la firme e brilhante.

Pode-se usar qualquer tipo de bebida alcoólica para flambar, mas lembre-se que o sabor residual da bebida  será percebido no resultado final. Se a bebida for muito amarga, precisará de mais ácido para neutralizar.

O por que das coisas

O alcool e as chamas.
Há quem diga que a técnica de flambar é meramente dramática, e que foi "descoberta" quando um garçom francês acidentamente ateou fogo a uma travessa de crepes que seria servido ao rei Edward II. 
Dramatizado ou não, é perceptivel que a flambagem dá um sabor defumado ao prato, e é incontestável que uma parcela do alcool usado permanece na comida.
Desconfiei disso pelo sabor, e pesquisando descobri este post no blog Prato Fundo, que explica que 75% do alcool fica retido no alimento após flambado.
A explicação mais simples é: quando é misturado água e álcool o resultado é uma solução especial que ferve abaixo da temperatura normal da água pura (100ºC, ao nível do mar) ou do álcool puro (78,3ºC, ao nível do mar). Além disso, o vapor gerado tem a mesma proporção de álcool e água que a mistura líquida em si.
Ou seja, se colocou a mistura para ferver, os dois são eliminados juntos, se sobrou líquido sobrou os dois também.
Outro fato interessante:  A comida a ser flambada precisa estar quente para pegar fogo, e a bebidas utilizadas para flambar precisam ter mais de 30% de teor alcoolico, portanto vinho e cerveja não servem para esse tipo de preparo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário